INAM prevê chuvas intensas para a zona centro do país a partir do próximo sábado

0

As províncias de Sofala e Zambézia serão fustigada por chuvas intensas a partir deste sábado segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, que recomenda as populações que vivem nas proximidades dos rios a tomarem medidas de precaução.

O Instituo Nacional de Meteorologia prevê chuvas moderadas a fortes para as regiões do centro e norte do país com maior intensidade nas províncias de Sofala e Zambézia, devido a influência de baixas pressões, nas próximas 48 horas.

“Neste momento estamos a ter influência de baixas pressões que está sobre a costa das províncias de Sofala e Zambézia. Este sistema vai trazer muita quantidade de precipitação que vai intensificar no dia 19 do mês em curso nas regiões acima mencionada”, explicou o meteorologista Acácio Tembe, acrescentando que o cenário de chuvas já afecta as regiões centro e norte do país mais prevê-se maior intensidade no centro com uma precipitação de 50 a 75 milímetro em 24 horas.
Face a esta ocorrência, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, INGC, já está no terreno a evacuar as famílias que residem nas zonas de risco, para locais seguros bem como a alocar meios de salvamento.

“Em relação ao nível de prontidão, tendo em conta este cenário já foram disponibilizados embarcações e também efetivo de unidade de Proteção civil para fazer fase a prováveis operações de busca e resgate e fará também previsões de bens alimentares,” avançou Paulo Tomás, porta- voz do INGC.

Em comunicado, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos avisa que nas próximas 48 horas poderá ocorrer inundações na bacia hidrográfica de Licungo nos distritos da Maganja da Costa e Namacurra o que vai condicionar a transitabilidade entre os distritos de Lugela-Milange, Namacurra-Maganja da Costa.

Também prevê-se que as cidades da Beira, Quelimane e município de Dondo fiquem em alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê igualmente chuvas, acompanhadas de trovadas e ventos fortes, nas províncias de Maputo e Gaza a partir do sábado até ao domingo.

Fonte: O Pais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here